Tarô Cigano ou Baralho Cigano






Devido a variedades de tarôs que encontramos hoje em dia fica difícil conseguirmos distinguir um tarô de outro, até mesmo pela variedade de pinturas neles encontrados.

O que mais diferencia o tarô cigano dos outros é que ele possui o Homem e a Mulher entre as cartas, e pra qualquer tiragem (forma de dispor as cartas na mesa) eles serão cruciais na leitura.

História do baralho cigano:

"retirado do blog:http://povodearuanda.blogspot.com/2006/12/histria-do-baralho-cigano-lenormand.html"

A origem do Baralho Cigano Lenormand tem duas versões. Na primeira delas, este magnífico jogo de cartas estaria relacionado ao Petit Lenormand. Este baralho composto de 36 cartas foi criado por Anne Marie Adelaide Lenormand, uma francesa nascida na cidade de Alençon, em 1772. Mademoiselle Lenormand ficou famosa pela precisão de suas previsões, atendendo a figuras ilustres da realeza da França. Numa casa de altos e baixos em Paris, esta mulher jovem, acompanhada de seu gato preto, espalhava sobre a mesa as cartas do seu baralho e previa o futuro de seus nobres consulentes. Ela atendia figuras da alta sociedade da época e grandes líderes, como Robespierre e o Imperador Napoleão Bonaparte.

Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas. Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados.

Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado por este povo mágico que são os Ciganos. Através do seu modo singular de vida migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento. Foi desse mesmo modo, que este povo nômade, nos presenteou com a expansão de muitas outras artes advinhatórias, como a Quiromancia, por exemplo, originária da Índia.

Seja qual for a verdadeira origem e a descrição histórica deste baralho, vale lembrar: é fácil notar que a origem da maioria dos oráculos ao qual temos acesso hoje geralmente é deficiente, visto que a humanidade já passou por vários períodos de repressão, tendo assim, perdido muito conhecimento no campo do ocultismo. Se não fosse a persistência e a coragem de diversos mestres da filosofia esotérica, não poderíamos desfrutar hoje deste e de outros maravilhosos jogos de cartas.

O Baralho Cigano Lenormand é constituído por 36 cartas, numeradas ordinalmente e relacionadas aos 4 naipes que constituem a Cartomancia tradicional. Estes naipes -Copas, Ouros, Espadas e Paus - correspondem aos 4 elementos alquímicos: água, terra, fogo e ar. Estes elementos representam respectivamente, a emoção, a matéria, o espírito e a razão.

Com arquétipos de fácil visualização, sua leitura apresenta aparente facilidade. Por este motivo é visto também, equivocadamente, como um instrumento "pobre". Ou seja, não tão rico quanto o Tarot tradicional que a maioria de nós conhece, aquele que apresenta os 22 Arcanos Maiores. No entanto, a posição das cartas, a comparação entre uma e outra, é que especifica a mensagem do jogo feito com o Baralho Cigano Lenormand.

O Baralho Cigano Lenormand, assim como qualquer jogo de cartas, através dos seus arquétipos, envia mensagens que muitas vezes estão bloqueadas em nosso inconsciente.


O que é:
O Tarô cigano é uma forma de oráculo utilizada a muitos anos pelo povo cigano e hoje difundido no nosso meio mágico.
Há quem se identifique mais com o Tarô Cigano, alguns mais com o Egípcío, outros com o Tarô de Marselha, outros com o Iching, e outros com Runas, e outros ainda com Geomancia (leitura através de pedras e cristais).
Cabe a você conhecer e escolher a forma de oráculo que melhor te agrada.
Um pouco de blá blá blá:

Meu primeiro contato com o tarô foi na minha infância quando eu era muito pequena e minhas primas ganharam um livro de tarô, eu quis um também e ganhei um, eu ficava lá lendo o livro e as cartas, mas sempre achei muito complicado quando me iniciei no meio mágico me senti atraida a aprender tarô mas o tarô convencional me parecia "grego" pra não dizer "aramaico" aos meus olhos.

Conheci o tarô cigano através de uma amiga muito ligada ao povo cigano, em uma reunião mistica nossa depois de algumas leituras do tarô ela me ensinou de uma forma um tanto estranha e grosseira e rápida (não era o jeito dela) uma forma de tiragem.

Ela dizia o seguinte:  - você pode tirar assim como eu tirei, mas já que tu não gosta vamos fazer assim.
 e disse:

- Essa tiragem uma vizinha me ensinou, mas eu não gostei tu pode ser que goste.
- Tu embaralha, corta em três, e tira doze cartas; tira aí!

Perguntei se ela sabia porque doze cartas, ela disse: - não sei,  só tira doze, doze é um número forte cigano né, assim como o 13 é pras bruxas.

Então tu dispõe elas assim em roda e lê.

Passado algum tempo ganhei um livro da minha mãe que explicava como se tirava o tarô cigano, (livro que eu emprestei e não voltou ainda), ele era muito bom, internacional, e tinha as palavras chave de cada carta o que me ajudou muito no início.

Depois quando comecei a tirar tarô para os outros resolvi comprar o meu próprio tarô e como minha amiga tinha indicado comprei o lenormand, gostava muito das figuras dele, e as palavras chave do outro tarô não ajudavam muito quando eu tirava tarô para outras pessoas, as pessoas tendem a querer adivinhar o que está ali.

Anos mais tarde essa minha amiga disse ao momento em que eu tirava tarô pra ela - Não sei de onde tu tirou essa forma esquisita de ler as cartas. Eu ri e perguntei se ela falava sério porque foi ela que me ensinou. Ela disse que não lembra.

Deduzi que "alguém" me ensinou naquele dia e a ajuda foi muito bem vinda e uso essa tiragem até hoje.



Como funciona:

Talvez pra você que está começando agora dentro do mundo da magia não seja muito bom saber disso, porque tira um pouquinho da "magia da coisa", mas não posso deixar de explicar como as coisas funcionam na sua essência, isso, entender como funciona tudo e qualquer forma de magia é essencial para a compreensão e perfeita execução de qualquer ato mágico.

Esse "nível" é o que só vamos começar a entender quando estudamos o que chamam de"alta magia".

Nosso inconsciente é a chave, ele pode muito e muitas coisas, ele tem linguagens que agem no mundo a nossa volta, nosso inconsciente sabe o presente o passado e o futuro, e é capaz de influenciar nossas ações e modificar nosso futuro.

O inconsciente é um pedaço no nosso cérebro, conhecido pela ciência mas um tanto quanto ignorado, isso porque a ciência infelismente foi separada a muito tempo atras da religião, cientificamente, é a parte do nosso cérebro que não usamos, que a maioria das pessoas não usa, porque bruxos o usam e muito!

Ele também funciona  como uma antena receptora, de infinitos niveis de compreenssão, ele é o mais próximo que temos do nosso consciente, e o canal que permite estabelecermos contato com espíritos e seres divinos.

Então você me pergunta:

Mas como eu posso saber o futuro tirando cartas aleatoriamente?

A resposta é que o seu inconsciente sabe que cartas escolher e que cartas tirar, assim como o inconsciente da pessoa que esta a sua frente.

E é assim que funcionam a magia e os oráculos.


Tem livros e lugares também que dizem que um tarô possui os "espiritos do tarô" que são espiritos que nos ajudam a ler aquele tarô. Eu acredito sim que exista algum ser divino que nos ajuda na compreenssão e leitura das cartas,  mas o que permite uma boa leitura é o canal de comunicação que criamos, o nosso inconsciente.

Mas vamos ao que interssa:

Passo 1- Ambiente: Se você quiser pode acender um incenso, ter uma toalhinha própria para o tarô, de preferência branca, acho q também pode ser vermelha, pode ter símbolos dependendo do que seu livro te aconselhar, pode colocar uma musiquinha zen e coisas do tipo.

Ou pode fazer que nem eu que já tirei em lugares como tapete de amigas, chão, mesas de cozinha e cama. (mas se você fizer isso esteja atento as energias que impregnam no seu tarô e limpe ele com o cuidado necessário) no mais tudo é bem vindo.

Como limpar tarô: um copo de água com açúcar (ja vi lugares que dizem sal) você deixa o tarô sobre o copo disposto ali por algum tempo (sem molhar óbvio) pode também acender um incenso a seu gosto e passar as cartas uma a uma pela fumaça como eu faço



Passo 2 - Cortando as cartas: A pessoa para a qual você vai tirar as cartas, se estiver presente, deve estar sentada a tua frente.

Se o que ela quizer saber for sobre ela você tira a mulher do baralho e coloca no centro da mesa, se for um homem para quem você esta tirando, você tira o homem e coloca no centro da mesa.

Essa carta representa aquela pessoa que esta a sua frente, mas pode também representar uma pessoa que não esta presente fisicamente no local.

Caso deseje saber sobre um namorado noivo marido, a relação dos dois "o que esta rolando na volta", coloque a carta do homem e da mulher juntos no centro da mesa. 


Depois você embaralha as cartas, e pede para que a pessoa corte em 3 (cortar em três é fazer 3 montinhos de cartas)

Observe a ordem que a pessoa corta, no meu livro orientava que você juntasse as cartas de uma forma especifica:
Exemplo:

A pessoa cortou na ordem dos montes 1 2 e 3 você pega o segundo monte (o do meio), junta com o primeiro e depois pega o terceiro.

Passo 3- Abrindo as cartas: Estenda o baralho de forma que ele fique em formato de leque na mesa (ou chão ou toalha he he he...) uma forma fácil de fazer isso é usar o dedão para soltar as cartas, ou seja: larga o montinho único das cartas que você juntou, na mesa e usa o dedão para estender as cartas .

Pessa para que a pessoa retire 12 cartas e coloque uma em cima da outra.

Incrivelmente com a minha experiência de alguns poucos anos de tiragens cheguei a conclusão de que os seres humanos do sexo masculino ouvem só a parte -tire doze cartas- e ignoram completamente o restante da frase que se refere a colocar uma em cima da outra.

Pra quem ficou em dúvida as cartas devem estar com a parte desenhada ainda virada para baixo.


Passo 4 - Dispondo as Cartas


a primeira carta de cima do montinho deve ser colocada no alto da cabeça da carta (ou cartas) do centro, e elas devem ser dispostas assim formando um círculo no sentido horário, ainda com as faces voltadas para baixo.

Depois de dispor as cartas você abre, começando pela de cima e seguindo até a última.

Passo 5 -  Lendo as Cartas 

A leitura das cartas depende das cartas que se avizinham, ou seja, a carta que saiu primeiro tem um significado especifico, mas ela sozinha não significa nada (no caso dessa tiragem), e sim ela em conjunto com a carta seguinte, assim como a carta seguinde estabelece relação com as duas cartas que estão a sua respectiva direita e esquerda.



Essa forma de tiragem é a Roda, como se fosse a Roda da Vida ou a Roda do Destino.

Em alguns casos as cartas se agrupam em assuntos especificos, lendo você percebe que 5 cartas falam sobre família, duas sobre uma pessoa invejosa, por exemplo, e outras 5 sobre a carreira promissora da pessoa.

As vezes as duas primeiras cartas falam sobre algo que a pessoa acabou de passar, e o resto sobre o futuro dela.

Outras vezes as cartas só dão conselhos de como a pessoa deve agir frente aquela situação que a esta incomodando. 
Por exemplo: quando a essa pessoa invejosa (carta da cobra), tenha cautela (carta da raposa).

No caso do casal: Vocês tem passado por momentos difíceis que tem gerado brigas (carta do chicotinho) por causa de perdas(carta do rato) financeiras (carta do peixe) 


Antes de tudo gostaria de dizer que a maioria do que esta escrito aqui é baseado na minha experiência pessoal como bruxa, na memória da minha alma e em alguns livros; e esta sendo passado como se passavam os ensinamentos antigamente, de pessoa pra pessoa. Sujeito a erros e falhas humanas é claro, mas espero que eu possa com isso dar uma boa ajuda inicial para você leitor e jovem aprendiz.


-----------------------------

Vou Scanear as minhas cartinhas e ja coloco aqui ...

Por Favor! não tenha a brilhante idéia de copiar as imagens em uma folha de papel e imprimir, um baralho completo desses (da caixinha rosinha) custa entre 7 a 12 reais, junte dinheiro e compre um! Caso contrário utilize oráculos online. Coloquei as cartas aqui pra ilustrar e não para serem usadas em jogo. Obrigada!

INTERPRETAÇÃO DAS CARTAS

Primeiro gostaria de avisar que o que vou escrever aqui é a interpretação básica e é baseada na minha interpretação particular. Aconselho que estudem sobre as cartas e pesquisem em livros, se a única alternativa for a internet tudo bem, mas muito cuidado.

também enfatizo que a interpretação depende das cartas que se avizinham, aconselho de inicio que procurem fazer a sua interpretação própria baseando-se somente nas palavras chaves pra depois entender mais a fundo o que o tarô quer lhe dizer. Não tenha medo de ficar um bom tempo lendo e analisando, estudando o q significam naquela disposição (tiragem).

e ...PS: não se baseie pelo livrinho que vem dentro da caixinha desse tarô, tem umas cartas que a interpretação é erronea demais.

01 - O CAVALEIRO  - Coragem

Geralmente significa coragem, avizinhado da carta da foice pode representar um mensageiro um recado que será dado por alguém, em alguns casos também representa um homem (no caso da carta do homem ja ter aparecido na mesa)


02 - A Planta - Nascimento

Representa um período de plantação, que você esta colhendo o que plantou, ou plantando bons frutos, ao lado da foice representa a colheita, um momento de colher o que você plantou. Pode também representar o inicio de um relacionamento.


03 - O Barco - Viagem

Geralmente representa viagem mesmo, mas pode também representar uma grande mudança, como mudança de emprego ou de casa, geralmente quando se refere a grande mudança a carta da cegonha também aparece na tiragem. Pode também ser alguém que vem  de longe, de outra cidade ou país.


04 - A Casa - O lar

Bem isso mesmo, representa a casa em que moramos, um bem imóvel (comprar uma casa ou apartamento etc...) ou pode também representar pessoas do núcleo familiar mais próximo, como irmãos, pai e mãe (pessoas que moram na mesma casa)


05- Árvore - O progresso

Representa o progresso, prosperidade, pode ser progresso de relacionamento ou progresso financeiro, depende das cartas que se avizinham, é uma carta boa.



06- Núvens - Tristeza

Representa a tristesa, um período que a pessoa passou (ou vai passar) muito triste pra ela, um período nebuloso.


07 - Cobra - Traição

Significa traição, ser passado pra tras, enganado, diferente do que muitos pensam a um primeiro momento, nem sempre representa a traição de um homem com uma mulher, pode representar uma traição de um amigo ou da confiança, ou tomar cuidado com pessoas traiçoeiras, depende das cartas que se avizinham.


08- O Caixão - A Morte

Ui que medo! rss* por favor não diga a pessoa que um parente dela vai morrer ou que ela vai morrer quando essa carta aparecer!

A morte representa o fim de um ciclo e inicio de outro, pode ser o fim de um relacionamento ou o fim de uma etapa na vida da pessoa. Constantemente passamos por fins e recomeços, então essa carta geralmente é uma carta boa, representa um recomeço.

Como saber se ela é boa? se seguido dela aparecer cartas boas! dãa... :-P

Aparece quando alguém morre ou vai morrer no tarô? Sim aparece, mas as cartas geralmente de quase toda a tiragem são ruins., praticamente sempre aparece a carta da tristesa porque toda morte é seguida de tristesa (pelo menos a maioria he he he) , as vezes a carta da cruz, a carta do rato (se o motivo for alguma doença).

Se isso acontecer tire novamente mais umas duas vezes fazendo perguntas mais específicas para confirmar.

Não saia logo dizendo q a pessoa vai morre coitadinha :P rs*


09 - Ramalhete de Flores - Felicidade

Representa só a felicidade mesmo, nunca tirei de forma que a carta representasse algo diferente disso. é uma carta muito boa.


10 - A Foice - O Mensageiro 

(Pra não dizer carrasco he he he ) Geramente significa uma notícia (quando vem seguido da carta com o desenho de uma cartinha) que virá de uma forma brusca, inesperada, cortante. pode ser boa ou ruim depende das cartas que se seguirem.

Pode representar um período de colher os lucros  de um trabalho duro, um período de fartura (e progresso caso apareça a carta da árvore)


11 - O Chicote - Discórdias

Significa : Discórdias :oP

Brigas intrigas, um período duro e dificil, sacrificante.



12 -  Os Passaros - O Tempo

Quer dizer que tudo ocorre no seu tempo, algo que vai demorar pra acontecer, ou algo que está passando indo embora ( no caso de ser seguido da carta do rio).


13 - A criança - Esperança

Representa a esperança, a inocência, ingenuidade de uma criança (quando vizinha do lírio), ou pode representar o nascimento de uma criança, quando é nascimento de uma criança ou gravidez, aparece ao lado a carta da cegonha.


14 - A Raposa - a cautela

Significa que deve ter cautela com uma pessoa ou determinada situação. Agir com esperteza e astúcia.


15 - O Urso - a Inveja

Representa a Inveja o ciúmes,  no caso de um casal estar no centro da mesa. Pessoas invejosas, ou alguem invejoso.

16 - A estrela - Sorte

É a melhor carta do tarô, geralmente ela neutraliza cartas ruins que aparecem próximas a ela, como quem diz isso vai acontecer mais você vai tirar de letra, no fim vai ser melhor pra ti.

Pode representar uma pessoa iluminada, ou um período de muita sorte e iluminação na vida da pessoa.


17 -  A cegonha - Mudança

Representa períodos de mudanças, ou que a pessoa deve mudar sua forma de agir, não é uma carta muito forte, representa mudanças no geral não muito drásticas pode representar uma mudança forte quando a carta do barco sair em seguida dela.

Pode ser boa ou ruim depende das cartas que se avizinharem.

Também pode representar a gravidez no caso da carta da criança estar ao lado.



18 - O Cachorro - O amigo

Pode representar um amigo (ou amiga), ou uma pessoa fiel, fidelidade. Pessoa em quem se confia ou q se pode confiar.



19 - A Torre - Construção

Pode representar tanto uma construção sólida, como um desmoronamento, uma destruição, depende das cartas que se seguirem depois desta.

Se for a montanha, pode representar construção sólida firme, ou construção da espiritualidade.

Se for o livro, e a montanha e essa carta pode representar a construção (ou aquisição) que tem haver com papeis, cartório.

Pode representar a construção de um relacionamento, de um sentimento (coração) ou de uma casa (casinha).

20 - O Jardim - A família

É uma cartinha complicada de ler pra mim, geralmente levo um pouco mais de tempo nela.

Representa a família, alguém da família.

Também pode representar tranquilidade, paz, união em alguns casos.

21- A Montanha - Justiça (vi que o nome era justiça na internet, geralmente usava a palavra montanha mesmo)

Representa tudo que tem haver com cartório e questões judiciais (principalmente quando ao lado do livro), em alguns casos também aparece a cartinha na tiragem.

pode também representar a solidez, uma união (carta da aliança) estável, firme, ou uma pessoa de coração duro, bloqueio.

22 -O Caminho - A estrada da Vida

Significa o caminho da vida que todos nós trilhamos, pode representar algo que esta  no destino da pessoa (quando ao lado da carta do poder).

Ou pode representar caminhos a se seguir, assim como opções de escolha, tudo depende da escolha que a pessoa tomar, o que ela decidir.

Pode representar um caminho espiritual (no caso da montanha estar ao lado)


23 - O Rato - A perda

Representa a perda de algo, ou alguém.

Pode representar uma doença, ou  pessoas doentes, mentirosas, sujas e má intensionadas.

Doença mental ou fisica depende das cartas que se avizinham.


24 - O coração - Sentimento

Relacionado ao sentimento, geralmente representa o amor, apesar de ser uma carta positiva pode representar sentimentos negativos como tristesa (carta das núvens) e mágoa, dependendo das cartas que se avizinham.


25- Aliança - União
Pode representar um laço de negócios, união de negócios ( âncora), Casamento, ou namoro sério.



26 - O Livro - o Segredo

Representa o Segredo, papéis, estudo, pode também significar papéis judiciais documentos importantes se estiver ao lado da carta da montanha.



27 - A Carta - Notícia

Representa uma notícia, principalmente quando acompanhado da carta do mensageiro (a foice), pode também substituir o sentido de papéis caso a carta do segredo (o livro) ja tenha aparecido.

´Pode ter significados variados dependendo da carta que segue , como por exemplo: notícia de um novo emprego (âncora - negócios), notícia do casamento de alguém (união), notícia do nascimento de um filho (cegonha e criança)

28- O Homem

É a carta que representa o homem, simples assim. Geralmente colocamos ela no centro no caso do consulente (quem nos pede pra tirar cartas) ser um homem, ou se a pessoa quizer saber de um namorado ou de uma terceira pessoa do sexo masculino.



29 - A Mulher

O mesmo que acima, representa a carta da mulher, no caso dela sair no meio da tiragem por exemplo se a pergunta for direcionada a emprego e aparecerem na sequência: carta do amigo (cão), mulher, negócios(âncora), significa que uma amiga do sexo feminino vai te trazer esse emprego que está procurando.


30 - Lírios - o rio

A carta dos lírios representa também o rio que leva as coisas embora, coisas que passam na nossa vida, algo que será passageiro, que não demorará muito a passar, representa a pureza, a água.

31 - O Sol - A força

Representa a força, geralmente é um conselho ao tarô dizendo que você deve ser forte nesse período ou que será forte, também representa a luz vencendo as trevas, o sucesso!

Quando avizinhado da carta dos peixes é sinal de bastante dinheiro e sucesso a vista.

32 - A Lua - Melancolia

Uma cartinha complicada de ler pra mim, por vezes representa momentos de introspecção, melancolia.
Pode também representar o que está oculto, entre nuvens, ou um momento de trevas.


33 - A chave - Sucesso

Representa o sucesso, abertura de caminhos, segredos revelados (quando segue depois dessa carta a carta do livro.)





34 - Peixes - Dinheiro

Representa dinheiro, fartura.

Ao lado da carta do rato representa a perda ( o rato) de dinheiro.

35- Âncora - Negócios

Representa assuntos relacionados a negócios, emprego.
Pode também representar também a escola ou faculdade.




 
36 - Cruz - Poder

Representa o Poder, o Destino.

Pode também representar a morte de alguém no caso de avizinhada de cartas ruins que remetem a esse sentido como (nuvens, caixão, papéis, mensageiro(foice), rato, etc...), muito cuidado ao dar notícias desse tipo.


Ufffffa e Finalmente eu terminei!

O que acharam? Comentem abaixo caso tenham opiniões sobre o sentido das cartas ou alguma dúvida.


Blessed BE!

1 comentários:

Fernanda disse...

Olá, onde se compra esse tarot? ele é de boa qualidade? quero presentear uma pessoa. obrigada

Postar um comentário